15 de dezembro de 2009

ESOTERISMO E EXOTERISMO - Joaquim Monte da Maçonaria


Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Nosso Pai Maior, O Grande Arquiteto do Universo, ao Venerável Mestre, Newton Dan Faoro, da Grande Loja do Paraná ARLS Hugo Simas, 92 e ao autor do texto, Paulo Monte, que permitiram que esse texto fosse publicado, aqui, no Blog do Alvorecer.
Meu muito Obrigada! Viva a internet e o 'Santo Google'!

ESOTERISMO E EXOTERISMO - (Joaquim Monte)


Em reunião do CONVEM (Conselho de Veneráveis e Past-Master de Curitiba e Região Metropolitana) participei de uma palestra-debate que teve como objeto temático o esoterismo. Logo de início o palestrante (Irmão Arnold Augusto Monteiro, 33 – Grande Orador da Mui Respeitável Grande Loja do Paraná), me perguntou qual o meu conceito de esoterismo. Respondi de prontidão e com toda convicção: são conhecimentos transcendentes que elevam o espírito para mais perto de Deus! No final desta palestra notei como estava completamente enganado com esta concepção mistificada de esoterismo.

Parei para pensar! Lembrei de questões que sempre me acompanharam: existe um único esoterismo ou vários esoterismos? Existe uma única filosofia esotérica ou várias correntes esotéricas? Existe o esoterismo em si ou, apenas, escolas, correntes, autores, textos... Esoterismo, uma filosofia com conteúdo específico ou um sistema de instrução para ensinamentos secretos? Uma viagem natural, ao centro do ser, à procura de si mesmo ou uma viagem transcendental, ao centro do universo, em busca de Deus? Um processo ritualístico com sequências e rítmos predeterminados ou técnicas experienciais com critérios e passos metodológicos? Uma forma de pensamento, num clima de sentimentos, que levam a comportamentos esteriotipados? Uma disciplina a parte com suas regras de procedimentos possíveis e permitidos ou um jeito de classificar pessoas como base em diferenças de qualidades e competências apresentadas por inciados e iluminados? As ciências esotéricas estudam o esoterismo do ponto de vista académico (realizado por investigadores da história e das ideias de determinadas correntes espirituais, místicas ou ocultas)? Trata-se de um ponto-comum ou um meio-caminho entre o discurso esotérico e a pesquisa universitária, por que ambos buscam a verdade da essência?

Em primeiro lugar, confundi esoterismo com ocultismo (ciências ou filosofias ocultas) que tende para o campo da magia. Em segundo lugar, confundi com misticismo (ciências ou teologias espirituais) que tende para o campo da religião. E, por isso, o “oculto” e o “místico” influenciaram muito minha concepção de “esotérico”! Foi então que, ao me confundir, errei!

Mas, aprendi! Agora sei que “esoterismo” não é apanagio da Maçonaria. É uma área da filosófica que comporta várias concepções. Pode-se, até mesmo, falar-se em vertentes ocultista, mística e científica do esoterismo. Por outro, também sofreu influências culturais, políticas e religiosas, por cujos motivos se ouve falar em esoterismo cristão, islâmico, védico e outras correntes de enfoques tais como do espiritualismo, do positivismo, do iluminismo e do científico.

Platão utilizou a expressão ta esô no sentido de «as coisas interiores» e ta eksô com o significado de «as coisas exteriores». Aristóteles usou eksôterikos para qualificar o que ele chama «discursos exotéricos» (obras de juventude, de fácil acesso a um público mais geral). As pessoas da escola de Aristóteles diziam que, entre as suas obras, algumas são esotéricas e, outras, são destinadas ao público ou exotéricas». No tempo de Pitágoras, os seus discípulos eram secretamente iniciados em doutrinas que não deviam chegar a ouvidos profanos e ainda não purificados. O povo só sabia “o que ele disse” por intermédio de terceiros.

Na Maçonaria são iniciados somente homens livres e de bons costumes, da mesma forma como se falava a respeito dos díscípulos de Pitágoras: só eram escolhidos os homens julgados dignos de participar, nos ensinamentos, graças ao seu modo de vida e à sua civilidade! Após um silêncio de cinco anos se tornavam esotéricos, ou seja, ouvintes de Pitágoras (usavam vestes de linho e tinham direito de vê-lo).

Esotérico: esôterikos (grego) - no interior (esô- = dentro), implicando em intimidade, internalidade e privacidade da essência.
Etimológicamente, então, Esotérico se refere ao que está "dentro". Alguns autores até propoem o uso do termo “endoterismo” que facilitaria a compreensão de seu significado (um “conteúdo”, um “âmago” e uma “essência”) porque só pode ser visto e compreendido por quem está do lado de dentro.

Exotérico: eksôterikos (grego) - exterior, destinado aos leigos, popular (eksô– = fora). Exoterismo é, então, o oposto de esoterismo, significado algo que está disponível de forma pública, sem limitações ou universal (uma “aparência”, uma "vestimenta" e uma "decoração") porque pode ser visto e compreendido por quem está do lado de fora.

Todas as correntes esotérias buscam desvendar o sentido oculto e o verdadeiro significado da essência (a essência do esoterismo é ela mesma, esotérica).

Esoterismo pode, então, ser considerado como um conjunto de tradições e interpretações filosóficas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser vulgarizados e, por isso, são comunicados apenas a um restrito número de discípulos escolhidos (sentido iniciático).

Um fenômeno esotérico só pode ocorrer em um ambiente que possua as condições adequadas (necessárias e suficientes), uma vez que se trata de um processo intracorporal. O ambiente deve ser hermeticamente fechado, o contexto deve ser estruturalmente adequado e o acesso permitido apenas para os iniciados e portadores de palavras que lhes permitem passar pela porta de entrada.

Toda realidade esotérica, como a Ordem Maçônica, deixa transparecer, num mundo impenetrável com um clima de suspense, um sistema enigmático cheio de segredos e mistérios. E, por isso mesmo, hoje em dia, o termo é muito ligado ao ocultismo e ao misticismo (ou seja, à busca de supostas verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural). Muitas doutrinas espiritualistas são, também, chamadas esotéricas.

Muitas sociedades “secretas” dividem-se em duas secções: a esotérica ou "lado oculto" e exotérica ou "face pública". Diversas organizações (fraternidades ou irmandades), tais como a Maçonaria, apresentam essas duas dimensões: uma acessível somente aos iniciados (iluminados) e, outra, que pode ser dada a conhecer para pessoas não-inicidas (profanas).

A linguagem também é um fator importante para a diferenciação entre esotérico e exotérico: no contexto esotérico a verdade é dita por meio de palavras, símbolos, lendas, alegorias, metáforas e estórias somente compreendidas pelos iniciados que conhecem seus significados. Por outro lado, para que essa mesma verdade possa ser comunicada para os não-iniciados ela deve ser apresentada em linguagem simples e de uso corrente porque, só assim, ela será compreendida no mundo exotérico. Como exemplo, citamos a linguagem científica das monografias que somente é entendida por outros cientistas da mesma especialidade. Para que a população tenha acesso a esses conhecimentos, eles são publicados utilizando-se da chamada linguagem jornalística.

A Maçonaria é uma organização esotéria e, cada grau, é um contexto esotérico fechado: o ambiente é constituido por um templo especialmente decoradado para cada grau; o conteúdo é formado por conhecimentos específicos (cifrados em códigos, símbolos e abreviaturas) que são comunicados por meio de rituais que se prolongam desde a iniciação até a passagem para o grau seguinte; os iniciados passam a usar paramentos e joias especiais e são instruidos sobre palavras, toques, passos, marchas, sinais e segredos daquela etapa de sua formação maçônica; e, finalmente, fazem um juramento de sigilo sobre “tudo o que aqui se passou” e, assim, não podem revelar o conteúdo esotérico do grau (nem mesmo para maçons quem ainda não foram iniciados neste grau).

Ir.’. Joaquim Monte – Mestre Instalado da ARLS Hugo Simas, 92 – Grande Loja do Paraná (Oriente de Curitiba).
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA !!! VOLTE SEMPRE !!!!

Peça informações sobre Consulta de RADIESTESIA a distância ou presencial (São Paulo-SP) - Pessoas - Ambientes - Empresas.


SKYPE: fernanda.merbach
E-mail: radiestesia.radionica@hotmail.com
Colocar no assunto: CONSULTA RADIESTESIA