9 de maio de 2010

Que mãe você é para si mesma?


Faça um exercício e reflita como você tem cuidado de suas necessidades.

(por Karin Fromm)

Podemos dizer que as meninas já nascem mães. Ainda pequenas, gostamos de ter os nossos bebês e bonequinhas que fazemos de filhos, ninamos, vestimos, alimentamos e até damos broncas. As mais molecas cuidam dos bichos ou das plantas. O certo é que a mulher gosta de cuidar. Crescemos observando como nossas mães e avós cuidam da família, dos amigos, da casa e de seus trabalhos.

O que é muito incomum neste cenário é que talvez poucas mulheres se lembrem de observar sua mãe cuidando de si mesma, e muito menos, de nossas mães nos ensinando a cuidar de nós mesmas. Alguém se lembra? Provavelmente um número muito reduzido. Simplesmente porque não é um hábito da nossa cultura. Ainda hoje, emancipadas e livres que somos, carregamos conosco um sem fim de tabus, medos, culpas e carências quando o assunto é autocuidado."Ainda hoje, emancipadas e livres que somos, carregamos conosco um sem fim de tabus, medos, culpas e carências quando o assunto é autocuidado." Talvez seja esta a queixa feminina número um: eu cuido de tanta gente, e quem cuida de mim?

Neste especial de Dia das Mães, gostaríamos de focar nas nossas mães internas. Pois uma das vantagens de crescer e amadurecer emocionalmente é ter a autonomia de cuidar de nós mesmas, fazer nossas escolhas e nos responsabilizar por elas. Ou seja, nos tornamos nossas próprias mães.

Então, reflita: que tipo de mãe você é para si mesma?

* Uma mãe exigente e sempre insatisfeita com sua filha(no caso você mesma)?
* Uma mãe excessivamente crítica, que deixa sua filha com a autoestima lá embaixo?
* Uma mãe que não olha para você e não reconhece sua autenticidade?
* Ou você é uma mãe boa e companheira, que se apoia, se aceita e acredita em si mesma?

Este exercício de reconstruir a mãe interna é muito libertador, pois podemos nos basear ou não nas qualidades das nossas mães reais. Podemos nos dar o que nossas mães não puderam, ou não conseguiram, provavelmente porque também não receberam. E assim, tomando o autocuidado nas nossas mãos, somos capazes de reconhecer nossos limites, aprender a dizer não, preencher nossos vazios e sermos mais plenas. E criar filhos e filhas que também saibam se respeitar e cuidar bem de si mesmos!

Feliz Dia das Mães!

(Karin Fromm - psicoterapeuta) (Li esse texto no site Personare)

3 comentários:

  1. Ei Fernanda!

    Acabo de conhecer seu blog!
    Muito bacana este texto que você esvreveu. O mais comum é a gente nos colocar no lugar da criança que precisa de cuidados e, não no lugar de mãe, que cuida né?!

    Li seu outro texto sobre as diferenças entre as "Psi's" da vida. Eu sei bem destas dúvidas, porque sou Psicóloga e vivem me perguntando quais são as diferenças entre uma profissão e outra! Pior que sou Psicóloga Empresarial... Aí que não entendem nada! rsrs

    Bom, gostei muito daqui, fiquei muito curiosa em relação a conhecer mais sobre Radiestesia e, especialmente, gostei quando você escreve na coluna "Mais sobre mim". Muito legal saber da sua trajetória e da sua coragem para mudanças. Parabéns!

    Voltarei para ler mais.

    Forte abraço,

    Luciana (Catadora de Palavras)

    ResponderExcluir
  2. Super bem-vinda, Luciana!

    O texto não é meu, querida! Quando leio por aí e acho interessante, vai ao encontro do que eu penso e acredito, venho postar aqui.
    Que bom que se interessou por Radiestesia! Se precisar de algo, é só entrar em contato.

    Beijos... :))
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Merbach, invadi seu Blog e o achei maravilhoso. Assim como vc que me pareceu linda e simpática.

    Venha quando puder tomar um cafezinho comigo numa das minhas casas (ou nas duas, melhor ainda)

    Uma semana maravilhosa, bjs do seu novo amigo, ZC

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA !!! VOLTE SEMPRE !!!!

Peça informações sobre Consulta de RADIESTESIA a distância ou presencial (São Paulo-SP) - Pessoas - Ambientes - Empresas.


SKYPE: fernanda.merbach
E-mail: radiestesia.radionica@hotmail.com
Colocar no assunto: CONSULTA RADIESTESIA