1 de junho de 2010

Minha profissão me realiza?


O trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou admiração.
(por Ceci Akamatsu)

Com uma carga horária de oito horas diárias, que normalmente costuma se estender, dedicamos pelo menos metade de nossas vidas ao nosso trabalho. Através dele temos a oportunidade de nos realizarmos, de darmos nossa contribuição para fazer um mundo melhor, não importando o tipo ou amplitude de nossa função. Ainda que aparentemente certas ocupações possam parecer pequenas ou de baixo valor, o sentimento e intenção com os quais as realizamos sempre fazem diferença.

Em um mundo onde os padrões de sucesso são tão estereotipados, e em que poder e dinheiro são tão valorizados, gostar de servir aos outros, por exemplo, pode ser considerado algo de menor valor para muitos. Mas o que realmente faz um trabalho ter pouco valor é a baixa satisfação e realização que ele proporciona a quem o realiza. Pois o real valor do trabalho é a energia que colocamos nele.

Reflita:

* Qual a verdadeira motivação de suas escolhas profissionais?
* O seu trabalho representa apenas uma maneira de ganhar dinheiro?
* Você se apega ao status e ao glamour do seu cargo, da sua empresa ou da sua profissão?
* Você se sente pressionado pelos pais, familiares, amigos e sociedade para escolher e realizar seu trabalho?

Pressão x realização

Se para você o reconhecimento dos outros pesa muito, é interessante repensar seus valores, pois bem provavelmente você vem deixando de lado os seus verdadeiros desejos para buscar a aceitação dos outros. Se está em uma profissão e trabalho simplesmente porque acha que é preciso ocupar-se, ou pelo salário, pela imagem, ainda que faça um bom trabalho, se não sente satisfação, como pode ser feliz e contribuir para o mundo com todo o seu potencial? Porque se deixa limitar-se?

Colocamos muitos empecilhos, influenciados por pressões externas. Mas essa pressão só existe se nos deixamos levar por ela. É normal sentirmos medo de sair daquilo que já conhecemos e parece mais seguro, da ilusão de fazer o que dizem ser o melhor, e assumir o risco por conta própria de buscarmos nossa felicidade. Ir contra a maioria pode exigir uma coragem e força, que de início pode nos desanimar. Mas o poder pessoal e a realização que adquirimos quando vivemos a nossa verdade compensam qualquer sentimento desagradável que de início possa haver.

Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor. É sua escolha!

Reflexões que podem ajudar:

* Qual sentimento aflora quando penso em minha escolha profissional e meu trabalho? Força, bem-estar, motivação? Ou frustração, angústia, aprisionamento?
* Acho meu trabalho bonito, gosto do que ele representa. Mas ele realmente me satisfaz?
* Quando penso em meu trabalho me identifico e fico satisfeito com ele, mas no dia-a-dia não sinto prazer realizando-o.
* Estou realizando um verdadeiro desejo ou estou atendendo aos anseios de meus pais, familiares, amigos?

Muitas vezes ao abrir mão de nossa vontade durante muito tempo, esquecemos quem somos e o que queremos... quando olhamos novamente para nós, já não sabemos mais quais são nossos reais desejos.

Como saber o que realmente quero?

* É preciso entrar em contato com você mesmo para descobrir. O primeiro passo é aprender a acalmar a mente, para poder acessar os seus desejos sem a interferência dos seus pensamentos. A meditação é uma ótima maneira para conseguir acalmar a mente .
* Quando conseguir manter-se em estado meditativo, entrar em contato com aquela parte sua mais pura, mais verdadeira e se coloque na intenção de perceber qual o seu direcionamento profissional. Permita-se sentir, perceber quais impressões vêm para você na forma de sentimentos, ideias, sonhos, percepções. Deixe fluir e tente não racionalizar, apenas perceba o que vem para você.
* Anote suas percepções, elas podem lhe indicar quais são os seus verdadeiros anseios e desejos.


(Ceci Akamatsu - Terapeuta acquântica) - texto extraído do site Personare

Dicas para meditar:

Experimente meditar por 10 minutos

Aprenda a acalmar sua mente

6 comentários:

  1. Olá Fernanda,dicas sensacionais que você está passando para as pessoas,eu amo meditar,estar em contato com o eu interior.É muito importante principalmente nos dias de hoje.Espero te ver no Montanha.Bjs.Sandra.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernanda!
    Bem eu que estava precisando ler esse post hoje.
    Vou fazer essas reflexões, prá encontrar as saídas que busco tanto, com relação aos meus empregos.

    Beijinhos e tenha um dia feliz.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, vim te trazer dois selinhos que recebi e que na blogosfera significam prova de carinho e amizade.

    Espero que goste, amiga.
    Ofereço com as mais sinceras vibrações de respeito a você e ao teu cantinho.
    Passa lá no Celeiro de Luz para pegá-los.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. amei seu blog e vou seguir suas instruções., um grande abraço.
    Chris - "Almas Irmãs"

    ResponderExcluir
  5. OI Fernanda,
    Palavras sábias. Penso desta maneira, trabalho = prazer, criatividade, nada de fardo. O mundo ao nosso redor ganha nova dimensão quando servimos e, não apenas ficamos esperando algo de outros...

    Grande abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos comentários!
    Voltem sempre!
    Excelente semana à todos.
    Beijos.

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA !!! VOLTE SEMPRE !!!!

Peça informações sobre Consulta de RADIESTESIA a distância ou presencial (São Paulo-SP) - Pessoas - Ambientes - Empresas.


SKYPE: fernanda.merbach
E-mail: radiestesia.radionica@hotmail.com
Colocar no assunto: CONSULTA RADIESTESIA