17 de novembro de 2009

Bócio Adenomatoso? Aff!


Será um palavrão?
Acabou de chegar o resultado da biópsia da Tireóide da minha mãe. Aliás, tenho visto bastante problemas de tireóides ultimamente.
Para quem não sabe, a Tireóide é a glândula do Chacra Laríngeo. Cada Chacra tem a sua glândula específica.
A questão agora não é aonde tudo começou e acabou estourando no físico e nem falar sobre Chacras. É decifrar o tal do Bócio! rs. Nessas minhas pesquisadas, me deparei com um blog onde acabei me divertindo e resolvi compartilhar isso com vocês, trazendo o post para cá, juntamente com minha resposta.
Blog Diário da Solitária das Galáxias
Se quiser ler direto da fonte, é só clicar no link do blog acima:

Vamos à Postagem da Manuskela:
Bócio Adenomatoso
Acabei de voltar da endocrinologista.
Depois de uma pá de exames, de pensamentos apocalípticos, de passar pelas fases de enfrentamento da doença, ela me diz que está tudo normal e que o calombo no meu pescoço é um bócio.
Não reclamo do diagnóstico, estou muito feliz de não ter nada de sério, afinal o tal bócio é benigno (ô palavra boa de se ouvir do médico).
Acho que não ouvia falar desse treco desde o meu primeiro grau, lembro até a ilustração no livro de ciências, um sujeito com um papo de peru estufado. E a solução para isso era comer sal iodado. Simples assim, coma iodo e se livre do visual de sapo fumando.
Ai comecei a lembrar como hoje em dia tenho ouvido várias pessoas comentando que estão com algum problema na tireóide, seja nódulo, seja câncer, seja algum piripaque de funcionamento. Isso não era tão comum.
Bom, lógico que já tenho uma boa teoria sobre o motivo disso: a redução do sal na alimentação! Como todo mundo tem se preocupado em reduzir as quantidades de sal por causa de pressão alta e retenção de líquidos e tudo mais, esqueceram que ele é o troço que evita o tal do bócio, afinal não existe água iodada ou algo do gênero.
Nossa...vim dirigindo e pensando nisso, e achei minha descoberta genial...

Análises rasas do universo à parte, sempre fico pensando nas relações entre as coisas no mundo, e como as mudanças de comportamento baseadas em novas descobertas ou novos modismos científicos afetam a nossa vida sem nem percebermos.
Numa hora, comer tomate é a nova descoberta para resolver todos os problemas de saúde da população. Dali a pouco alguém descobre que o tomate tem uma substância X que causa câncer. E neguinho que ficou fazendo dieta a base de tomate nos últimos tempos faz o que depois de uma dessa, se mata? E isso funciona com tudo, pode reparar. Sal, água, soja, carne, até alimentos cozidos, seja lá o que for, chega um momento que alguém descobre que aquilo é maravilhoso e no minuto seguinte o mundo acaba em cima, falando do "males que o sei lá o que" provoca.
O problema maior são as modas que demoram mais um pouco. Elas tem um tempo maior pra provocar estragos. Lembro da onda contra reposição hormonal. Desde que me conheço por gente as mulheres na menopausa fazem esse tratamento pra evitar uma série de revertérios, inclusive o câncer, e de repente os hormônios viram o vilão que causa todos os males femininos.
Brinco como lance do sal, mas será que realmente as restrições às quais nos submetemos por conta de informes médicos de butiquim não provocam um mal maior? E por que diabos somos tão influenciáveis por tudo que recebe o rótulo de científico?
Se ciência fosse algo tão certeiro não existia o Prêmio Ignobel (já viram a quantidade de pesquisas que foram produzidas como sérias e são uma palhaçada?)
Não é pregar o empirismo radical, mas o cientificismo exacerbado está nos levando a problemas também. Esquecemos de observar o que nos cerca, correlacionar o que a experiência/ vivência nos mostra todo dia, e acabamos guiados por aqueles que supostamente tem olhos numa terra de cegos.
Bom, fica registrado o início da reflexão...


E se um dia afirmarem no jornal que uma pesquisa comprovou que o alto índice de bócio na população atual é resultado da redução do consumo de sal, pode anotar ai...
A idéia é MINHA. eu que descobri primeiro!!!!

Minha resposta:

Achei seu blog procurando o tal do Bócio!...rsrs
Acho que levarei até essa sua postagem com minha resposta para o meu...

Era para minha mãe, que estava agoniada, e não tinha entendido nada do resultado da Biópsia.
Ela irá ao médico apenas na sexta-feira e queria estender o sofrimento. Eu, hein!
Depois de pesquisar em diversos lugares, com o intuito de acalmá-la, a trouxe na frente do PC para ler o que você escreveu! Como eu não sabia, também, pesquisei na moita. Se fosse algo que ela se sentisse 'apavorada', evidentemente, não falaria nada e iria ao médico junto.
Antes dela vir até meu PC, ainda me disse: se for coisa ruim não quero ler... Pode? Ainda "mexi" com ela... vem ler sobre o tal do bócio!... Você tem que enfrentar seus medos, mã!
Rimos muito depois! Acho que foi de alívio... hehe!
Viva o Google!
Me peguei pensando: por que as pessoas normalmente esperam o pior e possuem medo do resultado?
Será falta de fé, medo de morrer, medo do 'desconhecido'...?
Abraços pra você e pro Bócio! kkkk
Acho que comprarei até um cachorrinho só pra colocar esse nome nele...
Link
Opa! Já que chegou até aqui, aproveite para navegar pelo blog! Lembre-se de agradecer o tal do Bócio!... rs. É só clicar na palavra INÍCIO abaixo e depois utilizar a barra de rolagem do lado direito visualizando várias postagens.
INÍCIO...

12 comentários:

  1. Oi Fernanda

    Como criamos situações tão desesperadoras diante do desconhecido.

    Quando o conhecemos até simpatizamos com ele e convivemos de forma saudável

    beijos no seu coração e prá sua mãe também

    Julimar

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Julimar!
    Procuro expulsar as minhas "minhocas" da minha cabeça, que tentam dar nó no Tico e no Teco!... rs

    Obrigada, querida!
    Mandarei o beijo à ela.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog foi homenageado com um selo, veja aqui: http://convictosoualienados.blogspot.com/2009/11/selo-de-homenagem-early-days.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muito Obrigada!
    Assim que possível, escolherei os blogs para indicar...

    Esse Blog tá ficando 'chique', hein! rs

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21/4/11

    achei legal sua descrição, e como vc as coloca de maneira engraçada e ao mesmo tempo com verdade em tudo o que diz.... tenho também esse problema de bócio.. mas juntas venceremos eu e sua mãe..........mil bjos pra vcs.....

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/5/11

    AI QUE ALIVIO!RECEBI O RESULTADO DA MINHA BIÓPSIA HOJE,ESPEREI QUE TODOS DA CASA FOSSEM DORMÍ,MARIDO E FILHOS(1 CASAL)PRA CORRER PRO GOOGLE,PQ O MEU TB DEU BOCIO ADENOMATOSO,A PRINCIPIO QUANDO LI,ADENO...JA ASSOCIEI COM ADENOCARCINOMA(PROSTATA) QUE FOI O QUE MEU MARIDO TEVE,ACHEI QUE ESSE ADENO... JUNTO AO NOME PODIA SER TB,MAS LENDO SUA EXPLICAÇÃO,JA ME TRANQUILIZEI!JA MARQUEI PRO ENDOCRINOLOGISTA,ESPERO QUE NÃO PRECISE OPERAR JA QUE O MEU DEU;BOCIO ADENOMATOSO CATEGORIA 2 DE BETHESDA.
    BJOS E MUITO OBRIGADA PELA AJUDA

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/7/11

    É eu tb recebí o resultado da biópis Compatível com nódulo tireoidiano benigno ( favorecendo bócio adenomatoso)

    Nota : pode corresponder a nódulo dominante em bócio adenomatoso Ou adenoma macro folicular que embora não possam ser diferenciados pela citologia tem o mesmo comportamento biológico
    espero em Deus que seja só tratamento
    Obrigada a vocês pelas respostas que tb me alegra.
    beijos a todos e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  8. Peguei o meu resultado hoje da pulsão,fiquei com medo de abrir,o meu irmão abril e disse é um bócio adenomatoso,correu me abraçou e agente começou a rir...Graças a Deus!mesmo sem seber o que era isso,mas pelo menos tinha o sobrenome benigno...
    nome do seu cachorrinho:Bócio adenomatoso benigno.{:)

    ResponderExcluir
  9. Anônimo23/11/11

    Adorei as respostas!!!
    Ri muito da minha própria angústia.

    ResponderExcluir
  10. Vanessa Neves11/1/12

    Minha mãe também estava desesperada até sair o resultado da biopsia e Eu vir procurar ajuda aqui na net. A primeira mensagem que li foi a sua. E por incrível que pareça, na hora que comecei a ler com um baita medo, comecei a rir com tanto espirito esportivo.
    Parabénssss... As informações que Você postou foram de fundamental importância para acalmar minha mãe, ela estava uma pilha de nervos.
    DEUS te proteja!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Fernanda! Otimo texto!
    Nada como entender guiada pela trilha do bom humor e da sabedoria. Adorei!
    Grande abraço com o calor do Ceará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, Fabiana!
      Temos que levar a vida da forma mais leve possível!
      Abraços de Luz! Volte sempre!

      Excluir

OBRIGADA PELA VISITA !!! VOLTE SEMPRE !!!!

Peça informações sobre Consulta de RADIESTESIA a distância ou presencial (São Paulo-SP) - Pessoas - Ambientes - Empresas.


SKYPE: fernanda.merbach
E-mail: radiestesia.radionica@hotmail.com
Colocar no assunto: CONSULTA RADIESTESIA