27 de novembro de 2009

Você é impulsivo? Veja dicas para controlar sua impulsividade


(por Rosemeire Zago - Psicóloga)

Agir por impulso é benéfico ou prejudicial?

Resposta: Creio que tudo que seja extremo e feito sem pensar, como no caso de uma pessoa impulsiva, dificilmente poderá trazer algum benefício. Ser impulsivo é muito diferente de saber se defender, responder rapidamente ou argumentar em momentos específicos e com equilíbrio. A pessoa impulsiva geralmente age pela emoção, não racionalizando a situação, ou seja, não há equilíbrio, causando facilmente conflitos. Não vejo nenhum benefício em ser impulsivo.

Quais são os principais prejuízos em agir por impulso?

Resposta: Uma pessoa impulsiva geralmente não pensa, ela simplesmente age ou fala sem pensar, fazendo isso de modo instintivo, ou até mesmo incontrolável. O próprio Jung não gostava do termo impulsivo, mas automático, pois a pessoa age de maneira que nem percebe. A impulsividade pode causar muitos conflitos em qualquer área de sua vida, seja profissional, familiar, afetiva, entre amigos... Enfim, pode causar desentendimentos, brigas, e até rompimento de relacionamento, etc. Por falar sem pensar, pode falar demais e se expor com pessoas das quais nem sempre são confiáveis, que depois poderão usar essas informações fornecidas espontaneamente para lhe prejudicar. Ainda pode obter um resultado muito diferente do que o esperado com o que falou. A impulsividade deve ser controlada e se a pessoa não conseguir fazer isso sozinha, deve buscar ajuda de um profissional.

O que devo fazer para controlar minha impulsividade?

A impulsividade geralmente está relacionada com a ansiedade. Em geral, pessoas ansiosas são impulsivas. Algumas características:

1. fala sem pensar

2. fala demais

3. fala muito rápido

4. respiração acelerada

5. 'engole' as palavras

6. geralmente fala mais do que ouve

7. sempre com pressa, agitada

8. se expõe independente da situação, ou seja, não considera o momento para falar

9. se expõe com pessoas desconhecidas, ou até mesmo conhecidas, porém fala demais de si mesma

10. não tem controle das próprias emoções

A impulsividade deve ser controlada com: MEDITAÇÃO, RELAXAMENTO,YOGA, EXERCITAR PENSAR ANTES DE FALAR ... e se a pessoa não conseguir fazer isso sozinha, deve buscar ajuda de um profissional... no caso, fazer psicoterapia para identificar a origem de sua impulsividade e aprender a controlá-la.
.

4 comentários:

  1. Anônimo27/11/09

    Bom dia!
    Olha gostei mt do post sobre a impulsividade e admito ter me identificado em certas caracteristicas. De fato é algo que não traz bom grado se feito de maneira impenssada. O melhor, sem dúvida, ao menos p/ mim, foi e sempre é o relaxamento, exercicios de respiração... não é fácil,mas se houver vontade...tem como controlar.

    ;D


    Abç a todos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lívia!
    Eu também me reconheço em algumas características. Sou leão! rs. Em outras fases da minha vida, já me reconheci em muitas. Com o amadurecimento proveniente das "porradas" da vida, a gente tem que querer aprender a realmente nos conhecer no intimo e a querer encontrar métodos que ajudem a controlar emoções. Só o de nos policiarmos 24 hs nos pensamentos antes de falar e agir, já é uma grande coisa... Fácil não é mesmo, mas é possível sim!
    Existem pessoas,por exemplo, com personalidade diferente dos impulsivos, que cristalizam essas emoções, se tornando até meio frias.(Carência do Elemento Água). Por isso os nossos elementos, tem que estar sempre equilibrados. Ah!cada pessoa é composta de um percentual diferente de cada elemento onde a soma de todos( 100%), é um ser com mais equilibrio) Nossa! Ajuda muito!
    Fogo/Terra/Ar/Água/Espírito. Através da Radiestesia e Radiônica, aprendi a medir e a equilibrar esses elementos. É muito bacana!

    ResponderExcluir
  3. Sabe a Impulsividade por vzez pode ser uma grande caracteristica de ser verdadeira, transparente e por outras ser uma terrivel maldição, pois nos arrependemos com algumas atitudes que tive por impulso.

    Me identifiquei com o artigo.. Amei!
    Beiijos

    ResponderExcluir
  4. olá concordo com liid também sou muito impulsiva
    as vezes falo sem pensar quando venho pensar no
    que falei já é tarde pois já tenho magudo a pessoa
    que amo chego pensar antes de falar mais sempre escapole

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA !!! VOLTE SEMPRE !!!!

Peça informações sobre Consulta de RADIESTESIA a distância ou presencial (São Paulo-SP) - Pessoas - Ambientes - Empresas.


SKYPE: fernanda.merbach
E-mail: radiestesia.radionica@hotmail.com
Colocar no assunto: CONSULTA RADIESTESIA