
Os hipócritas são como as tâmaras: o doce está fora, o mel nas palavras e o duro lá dentro, na alma."
(Mateo Alemán).
Agora falarei bem das 'coitadinhas' das Tâmaras...rs
(Extraído do Portal São Francisco.)
Propriedades:
Fruta rica em potássio, cobre, cálcio, magnésio e ferro, fonte das vitaminas A, B, B5 e C.
Recomendações:
A tâmara possui efeito tranqüilizante e laxativo. Seu consumo auxilia nos casos de anemia, pois contém quantidades expressivas de ferro.
Restrições:
O consumo de tâmara não é recomendado às pessoas que ingerem inibidores de monoamina oxidase (MAO) para tratamento de depressão ou pressão alta, pois a tiramina pode interagir com essas substâncias e elevar a pressão arterial.
As tâmaras são frutos fibrosos, de coloração amarelo-alaranjada e sabor agridoce. Elas são classificadas comercialmente em três grupos: moles, semi-secas e secas. Guarde em local fresco e ventilado.
Fonte: www.prepgc20.cnptia.embrapa.br
Também é considerada uma opção muito energética, devido ao alto conteúdo de hidratos de carbono simples e complexos nela presentes.
É rica em ferro, potássio, cobre, magnésio e cálcio. Possui açúcares complexos, que são metabolizados pelo organismo de forma demorada. Isso é vantajoso para quem precisa de energia por um longo período de tempo. Vitaminas A, B e C também completam a constituição da fruta.

Atua também como suave laxante. Livre de colesterol, é ótima opção na luta contra o câncer. Ajuda, ainda, na prevenção de gripes, viroses e outros tipos de infecções nos aparelhos respiratório e urinário.
Fonte: www.capitalgourmet.com.br
Tenho uma tamareira que produz anualmente vários cachos de tamaras e que deixo ficar pendurados até as tamaras escurecerem.
ResponderExcluirAcontece que elas ficam sempre com um sabor estremamente acre e não são comestíveis.
Há algum processo para as tornar melhores?