4 de abril de 2013

Olho de Hórus


"Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo proveniente do Egito Antigo. Representa o olho divino do deus Hórus, as energias solar e lunar, e frequentemente é usado para simbolizar a proteção espiritual e também o poder clarividente do Terceiro Olho.
O Olho Direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Ele aborda o universo de um modo masculino.
O Olho Esquerdo de Hórus representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino.

O olho de Hórus possui quatro partes:
1) A parte principal do olho, isto é as pálpebras, a íris e a sobrancelha, formam essencialmente um olho humano.
2)O desenho comprido, vertical, abaixo do olho, às vezes é descrito como uma lágrima e outras vezes não é explicado. Trata-se, na verdade, de uma estilização do desenho comum na pelagem de alguns animais de casco da África, especialmente da gazela, admirada pelos egípcios e retratada em quadros, esculturas e móveis.
3)O fio comprido que desce inclinado para trás do olho e termina numa espiral é a estilização do mesmo desenho existente no olho de certos tipos de falcão.
4)O outro fio comprido que sai do canto do olho e se prolonga para trás paralelamente à sobrancelha é uma imitação do mesmo desenho existente nos olhos de gatos de pêlos rajados.

Esses quatro seres, o humano, o gato, o falcão e a gazela representados no olho de Hórus formam a esfinge.
A esfinge, tal como o olho, simboliza quatro fases que a pessoa deve vencer para atingir um estado de “iluminação”, isto é, de sabedoria e equilíbrio (busca sempre cultuada pelas religiões orientais). Assim, o olho de Hórus representa a lucidez espiritual da pessoa a quem ele se refere por ter superado as quatro fases e adquirido capacidade de perceber a realidade em seu significado espiritual. Conseqüência conquistada apenas pela maturidade da alma que atravessou as quatro fases.

Fonte: goticuseternus.blogspot.com
Adaptado por: Tamara Lobato Luperi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA !!! VOLTE SEMPRE !!!!

Peça informações sobre Consulta de RADIESTESIA a distância ou presencial (São Paulo-SP) - Pessoas - Ambientes - Empresas.


SKYPE: fernanda.merbach
E-mail: radiestesia.radionica@hotmail.com
Colocar no assunto: CONSULTA RADIESTESIA